Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre VITAMINADOS & ENRIQUECIDOS, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Novos benefícios da Vitamina D

Cientistas acompanharam mais de 30 mil pessoas durante um ano. E aqueles que aumentaram o nível da vitamina no organismo passaram a ter menos hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e infartos.



Além de ser ingerida, a vitamina D pode ser também produzida pelo nosso organismo quando entramos em contato com o sol. Mas ficar exposto aos raios solares para buscar a vitamina D é arriscado. Sem a devida proteção, podemos ter outros problemas, como

Vitamina D demais provoca náusea, vômito, confusão mental. O melhor é, de vez em quando, fazer exames para ver como anda o nível da vitamina D no sangue. Até porque a medicina ainda não tem certeza de todos os benefícios da vitamina D.


Fonte:Jornal Nacional.Edição dia 15/03/2010.
Disponível em:http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1530738-10406,00-VITAMINA+D+PODE+COMBATER+MALES+QUE+MAIS+MATAM.html

Um comentário:

Amanda Faria disse...

O estilo de vida atual de trabalhar em ambientes fechados contribui para o crescente número de casos de deficiência de vitamina D em todo o mundo. Níveis baixos dessa vitamina está relacionado a sérios problemas no sistema cardiovascular, nervoso central e imune, diferenciação e crescimento celular, além do controle de outros sistemas hormonais. O uso de protetores solares em países tropicais é muito benéfico na prevenção do câncer de pele, mas é prejudicial na síntese de vitamina D, estudos revelam números significativos de pacientes portadores dessa hipovitaminose em países tropicais. Essas informações levaram à medicalização da vitamina D sob um pano de fundo contendo mensagens divergentes. Logo cada caso deve ser analisado para determinar a real suplementação dessa vitamina, como por exemplo em gestantes o cuidado deve ser redobrado, pois nessas fases elas se tornam responsáveis pela nutrição de seu corpo e do feto. Além disso, a falta de vitaminas D pode desencadear distúrbios psiquiátricos, logo sua reposição é essencial nesses casos, auxiliando assim positivamente em quadros de ansiedade, depressão, ataques de pânicos, entre outros.